 |
Praia do Mutá - Barra Grande - Península de Maraú/BA (Fotos: BACR) |
A Península de Maraú na Bahia/BR faz parte da chamada Costa do Dendê, juntamente com as cidades de Itacaré, Camamu e Cairu. É considerada por muitos como a "Polinésia Baiana" e de fato impressiona pelas belezas naturais que compõe a combinação praias, matas e mar grande com água quente e bancos de corais. Basicamente é um lugar para descansar, mas quem quiser agito encontra. Em geral é um cantinho para descansar, se deliciar com as belas praias, em sua maioria desertas. Há boa infraestrutura de pousadas, dois
campings, casas de veraneio por temporada, alguns hotéis e até
resorts com aeródromo/heliporto e um posto de gasolina.
Escolhi Barra Grande para passar alguns dias, que é um dos povoados mais visitados de Maraú, com admiráveis ruas de areia. Curiosamente muitas delas não são planas, mas com trechos abaulados, côncavos, devido ao trânsito de veículos que somem nas "crateras" em um movimento de vai e vem e sobe e desce, como se fosse um tobogã gigante. Eu não quis circular muito de carro, exatamente por isso, só o necessário para conhecer o lugar e fazer compras básicas de mantimentos no comércio local. Não aconselho tráfego de trailer não off road devido a esse "fenômeno", além da areia fofa ser a característica do lugar.
 |
BA-030 - Estrada de acesso à Barra Grande e Maraú (Foto: Google) |
O acesso que fiz à Barra Grande foi em uma estrada de chão (BR-030). A partir de Ilhéus, no sentido Itacaré-Camamu (BR-001), dobrar à direita no cruzamento das BR no Km 19. A partir daí, são 50 km até Barra Grande. A estrada é basicamente para 4x4, mas carro de passeio também trafega ... sofrendo.
Ao chegar na orla de Barra Grande o viajante será bem recompensado com as maravilhas naturais do lugar: chegada do Rio Orojo ao mar, praias boas para caminhadas, desertas, coqueirais e a imensidão do mar. Além disso, piscinas naturais na maré baixa, com águas límpidas entre os recifes, ou seja, a “polinésia”. Na alta, é melhor ficar na areia da praia, devido ao mar forte e correntezas.
 |
Praia do Mutá (maré baixa) - Piscinas naturais entre os bancos de corais - Vista Norte |
 |
Praia do Mutá (maré baixa) - Piscinas naturais entre os bancos de corais - Vista Sul |
 |
Praia do Mutá - Piscinas naturais entre os bancos de corais (a banhista está em pé). |
Fiquei hospedado na Ponta do Mutá, no extremo norte da península, em uma pousada pé na areia com conforto razoável e um bom atendimento. O silêncio é uma dádiva. Uma das desvantagens foi a maré alta na parte da tarde, que avança muito na praia e quase não permite caminhadas e nem banhos tranquilos. À noite, se não quiser os agitos em bares e restaurantes em Barra Grande, o melhor são as piscinas das pousadas, casas e hotéis.
BACR
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário