quarta-feira, 29 de novembro de 2017

# BARRA VELHA - SC – Belas praias junto à BR 101

Percorrendo a rota Sul - Sudeste pela BR 101 encontra-se a cidade de Barra Velha - SC, que foi colonizada pelos açorianos, tem aproximadamente 18 mil habitantes e está a 131 km de Florianópolis e a 49 km de Joinvile-SC. A cidade tem 20 km de orla com 8 praias: Praia do Grant, Praia de Itajuba, Praia Costão dos Náufragos, Praia da Península, Praia Central, Praia do Tabuleiro, Praia do Sol e Praia Pedras Brancas e Negras.

Av. Avelino José Borges - Barra Velha/SC (Foto: Google)

Praia do Tabuleiro, Praia do Sol e Praia Pedras Brancas e Negras – São praias interligadas. A primeira coisa que chama a atenção de quem passa por ali é constatar o privilégio de Barra Velha ter uma faixa de terra com praias paralelas a BR 101 e com início antes da entrada oficial da cidade. É belíssima a paisagem do mar, que quase encosta na BR em alguns trechos, com um costão urbano em linha reta por quase 7 km.

A partir da BR, entrando em qualquer rua no sentido orla, encontra-se a espetacular Av. Avelino José Borges: uma bela beira-mar (curiosamente muito estreita para ser uma avenida) com calçadão, ciclovia, coqueiros e bonitas casas residenciais. Mas apesar de bela, a avenida precisa ser melhor cuidada ao longo do trajeto, com obras de paisagismo, calçadas do lado residencial e comercial, um calçadão padronizado e alargamento da via.

No sentido sul-norte, a Av. Avelino José Borges tem início a partir da esquina com a Rua Rondônia no bairro Tabuleiro (em alguns pontos há escadarias para o acesso à praia) até se mesclar com a Av. Beira-Mar na bonita Praia Central, que também carece de melhores cuidados de paisagismo. Mas percebi que pela numeração dos casas a via tem início oficial após a Praia Central, no sentido inverso, ou seja: norte-sul.

Todo esse trecho é, ao meu ver, a cereja do bolo da cidade, mas parece um pouco inexplorada. Procuramos um lugar para almoçar (eu e esposa), mas somente há um restaurante na beira-mar.

Outro ponto positivo é que, junto a BR já se desenvolve um comércio local com lojas, bares, restaurantes e lanchonetes, o que melhora a infraestrutura próximo a uma praia urbana. Gostei muito desse trecho da cidade, até pelo fácil acesso de quem trafega pela BR 101, que serve, no mínimo, para um pequeno descanso de viagem.

Lagoa de Barra Velha e Praia da Península (Foto: Google)
Lagoa e Praia da Península - Vista final (Foto: Google)
A partir da Praia Central, no sentido norte-sul, começa a Praia da Península, na região da Lagoa de Barra Velha. Também junto a orla, formando um belo conjunto em linha reta até a chegada ao mar (barra) do Rio Itapucú. A via de acesso é a Rua Armando Pretelli, uma beira-mar parcial, sem pavimentação, com início na Av. Paraná e após uma rotatória (balão), em frente a uma pequena pracinha. 

BACR

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário