 |
BR-060: Trecho Brasília/DF - Goiânia-GO (Foto: Google) |
Quem vai a Caldas Novas-GO de moto ou carro, partindo de Brasília-DF, há duas rotas a seguir: por Goiânia-GO (BR 060) ou por Luziânia-GO (BR 040). Os dois caminhos são bons, mas com características de viagem distintas.
BR O60 - De Brasília-DF a Caldas Novas-GO, passando por Goiânia-GO, temos a BR 060: é uma estrada federal de pista dupla, bem pavimentada, sinalizada e há pedágios. No universo do motociclismo estradeiro essa BR ficou recentemente batizada como Rota 60, com diversos pontos de parada para descanso, boas lanchonetes, restaurantes, shopping, fábricas, alguns povoados e três cidades (Alexânia-GO - 76 km, Abadiânia-GO - 102 km e Anápolis-GO - 150 km) até chegar em Goiânia-GO - 194 km. E o principal: belíssimas paisagens! O limite de velocidade é 110 km/h em alguns trechos.
A BR 060 tem início no entroncamento da Saída Sul, em Brasília, com a BR 040. Segue ao lado da cidade satélite Núcleo Bandeirante-DF, até o encontro da BR-153 (Belém-Brasília ou Transbrasiliana) em Anápolis-GO. A partir daí, a BR-060 mescla-se com a BR-153, que segue rumo à Itumbiara-GO e ao sul do País.
 |
BR-153: Trecho Goiânia-GO - Itumbiara-GO (Foto: Google) |
Já na BR-153, após passarmos por Goiânia, Aparecida de Goiânia e Hidrolândia, devemos ter atenção para a entrada com destino a Caldas Novas. É a esquerda, depois do pedágio, precisamente no km 554, pelo acesso a uma via marginal (à direita) que passa em frente a um posto de gasolina, até uma rotatória (balão). Há placas indicativas. Desse ponto em diante, seguimos pela GO-217, passando pela cidade de Piracanjuba-GO (Av. João Costa e Silva) até mesclar-se com GO-139, que dá acesso finalmente à Caldas Novas pela GO-213.
A condição das estradas de acesso a Caldas Novas-GO são boas, porque quase a totalidade foi reformada, oriundas de todas as regiões, mas deve-se ter cuidado: em alguns trechos há curvas perigosas e pouco ou quase nada de acostamento. Também há trechos ainda em obras, o que requer olho vivo redobrado. Além disso, o trânsito é capcioso, principalmente nos finais de semana: o ritmo é intenso e veloz. E há muita imprudência.
Cultura e turismo – O que vemos a partir de Brasília até Caldas Novas são paisagens belíssimas. As terras, geralmente grandes fazendas, são produtivas e bem cuidadas, como em todo o Centro-Oeste. Há abundância de produção de soja, milho, sorgo e gado, além de outras culturas agrícolas. A mata do cerrado também é bela e peculiar. E há fartura de captação de águas: fontes naturais, riachos, rios, represas e lagoas. Saindo do asfalto, encontramos casas coloniais, engenhos, carros de boi e casas de farinha. Um espetáculo do Brasil Colônia. Algumas fazendas se tornaram hotéis fazenda e casarões antigos em pequenas sedes de comércio: lanchonetes, restaurantes, lojinhas, bazar, mercearias etc. O Brasil é espetacular e riquíssimo, tanto economicamente quanto culturalmente!
BR 040 - Outra opção para quem quer ir a Caldas Novas-GO, partindo de Brasília-DF, é pela BR 040, duplicada: também pela Saída Sul, passando pelo bairro Park Way, chega-se até Luziânia-GO a aproximadamente 45 km. Após entrar na via principal da cidade, a Av. Alfredo Nasser, pega-se a GO-010 (em frente a um posto de gasolina à esquerda, depois de um semáforo) até Vianópolis-GO (105 km), seguindo as placas indicativas. Daí, a São Miguel do Passa a Quatro-GO, são 101 km pela GO-139. Em seguida, depois de 20 km, chega-se a Cristianópolis-GO, e vamos até o cruzamento com a GO-213, que finalmente dá acesso a Caldas Novas-GO, totalizando 300 km percorridos a partir de Brasília-DF.
Atenção – Nesse percurso deve-se ter bastante atenção nas estradas, que são estaduais (mão e contramão). Em geral o asfalto é bom, mas são estradas apertadas e bastante sinuosas, que geram um certo perigo. Fora de temporada, são estradas desertas, com pouco trânsito. Na alta temporada, o trânsito é intenso e veloz e, como em todo o país, há irresponsáveis nas pistas e bastante imprudência.
Clima – Também é superimportante verificar as condições do clima pois, nas grandes estiadas do cerrado no Centro-Oeste, o problema da baixa de umidade do ar é agressivo: a pele resseca, sangramento pelo nariz, olho seco, sede excessiva e falta de ar para respirar. Por isso, leve consigo bastante água, para hidratar o corpo. Molhe o rosto com água continuamente. As paradas de descanso são obrigatórias, para que a viagem se torne confortável. Em tempo de chuva, pilotar com equipamento adequando e olho vivo redobrado nas estradas e no trânsito. Não siga viagem com chuva forte. Além disso, motos e carros deverão estar devidamente revisados.
BACR
***